quarta-feira, 9 de julho de 2025

Projeto da deputada Luana Régia requer atenção integral à criança vítima ou testemunha de violência.

Foto: Reprodução

A deputada estadual Luana Régia (CIDADANIA) apresentou, nesta terça-feira (08), na Assembleia Legislativa do Ceará, um projeto de autoria da que institui, no âmbito do estado do Ceará, a Política de Atenção Integral à Criança Vítima ou Testemunha de Violência, com o objetivo de garantir atendimento prioritário, intersetorial, integral e humanizado às crianças de 0 (zero) a 12 (doze) anos de idade.

O projeto prever e garante o atendimento imediato nas áreas de saúde física e mental, bem como acolhimento institucional ou familiar, quando necessário, e a continuidade da formação educacional por meio de acompanhamento pedagógico individualizado.

"Este Projeto de Lei estabelece diretrizes para o atendimento prioritário e humanizado de crianças vítimas ou testemunhas de violência, assegurando respostas articuladas nas áreas de saúde, assistência social, educação e justiça. Busca-se garantir não apenas o atendimento emergencial, mas também o acompanhamento contínuo e a reconstrução dos vínculos familiares e comunitários" diz a deputada.


Após a leitura em plenário, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Procuradoria da Casa e das comissões técnicas de mérito. Se aprovadas, será encaminhada para votação no Plenário.

Por Guilherme Fernandes

Aprenda a fazer uma receita de sopa de ervilha.

Foto: Tudo Gostoso

A sopa é feita com ervilhas desidratadas cozidas na panela de pressão até desmancharem e formarem um creme. Bem temperada a sopa de ervilha por si só já é saborosa o suficiente. Para deixar ainda mais gostosa, ela é incrementada com costelinha suína e bacon, elevando o sabor. 

A sopa de ervilha é uma das receitas que você pode fazer para aproveitar em casa durante um dia frio ou em grande quantidade para servir em uma festa junina de família com muitas pessoas. Confira. 

Ingredientes (6 porções)

. 500 g de ervilha desidratada (de pacote)

. 300 g de bacon

. 300 g de costelinha defumada

. 1 cebola bem picada

. 3 colheres de óleo

Modo de preparo

1. Na panela de pressão coloque o óleo, refogue a cebola e frite o bacon.

2. Deixe fritar bem o bacon até sair toda a gordura.

3. Após o bacon bem frito, acrescente a costelinha defumada e refogue um pouco.

4. Depois coloque a ervilha e encha a panela de água abaixo da marca do cabo da panela.

5. Cozinhe de 25 a 30 minutos.

6. Após cozida, mexa para dissolver os pedaços de ervilha que restaram.

7. É melhor servi-la com pão murcho do que com torrada.