segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Mercado reduz previsão da inflação de 4,55% para 4,53% este ano.

Foto: Marcello Casal Jr

Pela terceira semana seguida, a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – teve redução, passando de 4,55% para 4,53% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (27), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (foto) (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. 

Para 2024, a projeção da inflação ficou em 3,91%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,5% para os dois anos. 

A estimativa para 2023 está acima do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%.  

Segundo o BC, no último Relatório de Inflação, a chance de o índice oficial superar o teto da meta em 2023 é 67%. A projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda se situa dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. 

Em outubro, o aumento de preços das passagens aéreas pressionou o resultado da inflação. O IPCA ficou em 0,24%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual foi abaixo da taxa de setembro, que teve alta de 0,26%.  

A inflação acumulada este ano atingiu 3,75%. Nos últimos 12 meses, o índice está em 4,82%.  

Juros básicos 

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros - a Selic - definida em 12,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Após sucessivas quedas no fim do primeiro semestre, a inflação voltou a subir na segunda metade do ano, mas essa alta era esperada por economistas.  

O comportamento dos preços já fez o BC cortar os juros pela terceira vez no semestre, em um ciclo que deve seguir com cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões. Ainda assim, o Copom indicou que poderá mudar o tempo do período de cortes, caso as condições tornem mais difícil reduzir juros. 

De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, energia e combustíveis. Por um ano, de agosto do ano passado a agosto deste ano, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.  

Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.  

Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2023 em 11,75% ao ano. A última reunião do Copom em 2023 ocorre em 12 e 13 de dezembro. 

Para o fim de 2024, a estimativa é de que a taxa básica caia para 9,25% ao ano. Para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 8,75% ao ano e 8,5% ao ano, respectivamente.  

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. 

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.  

PIB e câmbio 

A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano variou de 2,85% para 2,84%.  

Para 2024, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 1,5%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,93% e 2%, respectivamente.  

A previsão para a cotação do dólar está em R$ 5 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é que a moeda americana fique em R$ 5,05.

Fonte Agência Brasil

Confira classificação da XXI Regata dos Navegantes, por categorias.

Pequenos 

1-Julia César / Stacio 

2-Anivia / Daniel 

Médios

1- Galileu / Careca

2- Samaritano / Rogeilson 

3- Horizonte / Mixe

4- Micael / Eduardo

5- Lírio dos vales / Edvan

Grandes

1- Apocalipse / Airton

2- Lago da Galiléia / Nelson

3- Francisco Valdivino / Bubano

Foto: Reprodução

Aprenda receita de pernil suíno ao forno.

Foto: Inter TV Costa Branca

De olho nas festas de fim de ano, o pernil é uma carne bastante utilizada na ceia natalina por ser considerado um prato saboroso e com simples preparo, em razão da possibilidade de fazê-lo com poucos ingredientes.

Por isso, o gastrólogo Alexandre Dantas ensinou, no Inter TV Rural deste domingo (26), uma receita de Pernil suíno ao forno.

Ingredientes

. Um Pedaço de pernil de aproximadamente 1,5 kg

. 600 g de batata inglesa (vamos utilizar batatas pequenas)

. 200 g de cebola roxa (3 cebolas médias cortadas em pedaços grandes ou 12 mini cebolas)

. 4 dentes de alho grandes inteiros

. Ervas aromáticas de preferência (vamos usar alecrim, tomilho e louro)

. Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

De início, tempere o pernil. Nesta receita, preserve a pele e a gordura da carne. Passe um fio de azeite, adicione sal e pimenta-do-reino, repita este processo dos dois lados da peça de carne.

Em sequência, adicione alecrim e tomilho, também nos dois lados da carne. Após temperar, coloque folhas de louro e deixe o pernil descansar com os temperos por aproximadamente duas horas na geladeira, cobrindo o recipiente onde a carne está com um pano ou plástico.

Duas horas depois, retire o pernil da geladeira. Separe uma assadeira, unte com azeite e transfira a peça de pernil. Coloque os dentes de alho junto à peça e cubra com papel-alumínio. Assim, leve a carne para assar por cerca de 40 a 50 minutos com forno a 200º.

Em seguida, retire a carne, abre o papel-alumínio e coloque as batatas dentro da assadeira. Jogue um pouco de sal por cima das batatas e quem preferir, pode colocar mais ervas. Foram utilizadas batatas pequenas, colocadas na assadeira ainda com casca. Caso prefira, pode usar batatas grandes e cortadas ao meio.

Novamente feche a carne suína com papel-alumínio e volte com a travessa ao forno para cozinhar por mais 50 minutos com o forno a 200º.

Com isso, retire a carne do forno e abra o papel-alumínio, será possível observar as batatas macias e a carne quase no ponto. Coloque as mini cebolas dentro da assadeira e volte mais uma vez ao forno, dessa vez, sem papel alumínio, para que a carne doure.

Neste ponto, pode colocar um pouco mais de azeite e fazer ajuste no sal, caso seja necessário. O ponto ideal é quando a carne estiver com a superfície levemente dourada. Aumente a temperatura nessa última passagem pelo forno e a carne deve ficar no ponto em cerca de 30 minutos.

Fonte g1/RN

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Com shows musicais, 21º Regata de Navegantes de Icapuí movimentará fim de semana no município.

Foto: Redes Sociais

A comunidade de Redonda, na cidade litorânea de Icapuí, receberá nos dias 25 e 26 de Novembro a 21º Regata de Navegantes. A programação está incluída dentro da 3º semana da Semapesca - Semana Municipal da Pesca de Icapuí/CE.

Nas duas noites a festa ficará por conta de diversas atrações como Dodô Pressão, Erick Farra, Forró de Qualidade,  Steninho, Vibe Nativa e Swingão The Clapton. 

Além das atrações musicais o evento contará também com apresentações culturais como a de Gilberto Calungueiro. 

Dentro da programação ainda haverá uma aula de FitDance com a instrutora credenciada Emanuela Elena, de Mossoró.

Confira a programação completa clicando aqui.

Por Guilherme Fernandes

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Ao lado do vice-prefeito, Marjorie Félix Lacerda marca presença no lançamento do programa "Ceará por Elas" em Fortaleza.

Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (21), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o Governo do Estado do Ceará lançou o programa "Ceará por Elas". O evento, que contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero, da renomada ativista pelos direitos das mulheres, Maria da Penha, da vereadora e Procuradora Especial da Mulher de Icapuí, Marjorie Félix Lacerda Gomes, do vice-prefeito Jobede Cirilo que representou o prefeito de Icapuí, Lacerda, da Secretária de Assistência Social de Icapuí, Maria Aparecida Alcantara, e da Coordenadora do CREAS Icapuí, Gerciana Silva, marcou um compromisso renovado com a proteção das mulheres e a promoção da igualdade de gênero.

O "Ceará por Elas" é uma iniciativa idealizada pela Vice-Governadora e Secretária das Mulheres, Jade Romero, e visa fortalecer as políticas públicas em defesa das mulheres em todo o estado do Ceará, em colaboração com os municípios. Dividido em três eixos - Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora - o programa busca estimular a prevenção e o enfrentamento à violência, combater a discriminação, promover o protagonismo feminino e desenvolver a autonomia econômica por meio do empreendedorismo e da qualificação profissional.

O programa será desenvolvido por meio de uma articulação entre o Estado, representado pela Secretaria das Mulheres, e os municípios, promovendo uma abordagem integrada e colaborativa. A participação de Maria da Penha no último painel enriqueceu o debate, proporcionando insights valiosos para a implementação efetiva de medidas que visam erradicar a violência contra as mulheres.

A presença da vereadora Marjorie Félix no evento ressalta o engajamento ativo do município de Icapuí nessa iniciativa inovadora, promovendo o diálogo e a cooperação entre os diferentes níveis de governo. Além disso, reforça a importância da iniciativa para o fortalecimento de políticas públicas em defesa das mulheres no âmbito estadual e municipal.

A implantação do "Ceará por Elas", representa um marco significativo na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, reforçando o compromisso do Estado em criar um ambiente seguro e favorável para as mulheres. A participação da Procuradora Especial da Mulher de Icapuí, Marjorie Félix, destaca a relevância do programa para as mulheres de Icapuí, evidenciando o papel fundamental que as autoridades locais desempenham na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Veja a receita de bolo gelado de coco e chocolate.

Com a onda de calor das últimas semanas, que tal uma sobremesa refrescante? A chefe confeiteira Jessika Damarate, de Curitiba, ensina o preparo de um bolo gelado de coco com chocolate sem fermento.

Ingredientes

Massa:

. 6 ovos (claras e gemas separadas)
. 180 g de açúcar refinado
. 150 g de farinha de trigo
. 30 g de chocolate em pó

Recheio:

.700 g de leite condensado
.180 ml de leite
.100 g de creme de leite
.250 g de coco ralado úmido e adoçado

Calda:

. 300 ml de leite integral
. 300 g de leite condensado
. 40 g de cacau em pó

Foto: Reprodução/RPC

Modo de preparo

Comece pelo preparo da massa. Para facilitar, já deixe a farinha e o chocolate misturados e peneirados.

Em uma batedeira, bata as claras por cerca de 5 minutos, até o ponto de claras em neve. Com a batedeira em velocidade média, acrescente o açúcar. Ainda com a batedeira ligada, acrescente as gemas, uma a uma. Deixe bater por mais dois minutos, até incorporar bem.

Acrescente, então, aos poucos e com a batedeira em velocidade baixa, a farinha com o chocolate em pó. Evite bater muito para que a massa não perca as bolhas de ar formadas anteriormente e continue leve. A consistência final deve ser de uma massa homogênea e cremosa.

Transfira a massa para uma forma média untada.

Leve para assar ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos.

Hora de preparar o recheio, que é uma espécie de brigadeiro branco. Em uma panela, misture bem o leite condensado, o coco ralado, o leite e o creme de leite. Leve ao fogo médio, mexendo sempre para não queimar, até que a mistura comece a desgrudar da panela.

Chegou o momento da calda, que não vai ao fogo. Comece misturando o leite condensado com o cacau em pó. Misture bem, até formar uma massa homogênea. Essa etapa é importante para que o cacau dissolva bem e não fique empelotado.

Em seguida, acrescente metade do leite e misture com cuidado. Acrescente a metade restante e continue misturando com cuidado.

Depois de assada, espere a massa esfriar um pouco e desenforme. Divida-a em duas partes para receber o recheio. Volte a primeira camada para a mesma forma e molhe com a calda, de forma bem generosa.

Acrescente o recheio e distribua bem, com ajuda de uma espátula ou colher. Cubra com a outra parte da massa.

Regue novamente com a calda – molhe, espere a massa absorver um pouco e depois volte a molhar, com cuidado para que não vaze da forma.

Finalize com coco ralado e leve para descansar na geladeira por cerca de 4 horas ou, como recomendado pela chefe, de um dia para o outro para que a massa absorva bem a calda e fique mais suculenta.