segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Prefeitura de Icapuí vai construir espigão para conter maré na Praia de Peroba.

Foto: Klivia Muniz

A prefeitura de Icapuí, distante 205,3 km de Fortaleza, vai construir um espigão para conter a maré na Praia de Peroba — buscando combater o processo de erosão que tem trazido danos para a região. O anúncio foi divulgado por meio das redes sociais do prefeito Lacerda Filho, na última quarta-feira, 17.⁠

Conforme o prefeito, a obra conta com um recurso de R$ 11 milhões, dos quais R$ 7 milhões foram entregues via Governo Federal. Localidade tem sofrido com o processo erosivo, acentuado pelo avanço do mar, há mais de cinco anos, sendo motivo de um imbróglio envolvendo autoridades e moradores. ⁠

Em vídeo publicado na sua conta do Instagram, o prefeito de Icapuí reconheceu sua parte no problema em questão. "O importante é solucionar, apaziguar. Eu faço parte desse problema, de culpa do que tá acontecendo, mas o importante é encontrar solução", disse durante gravação. ⁠

Fonte O Povo

Cantora Jarly Almeida se diferencia no mercado e anuncia álbum marcante para o pós-Carnaval.

Foto: Reprodução

Natural da cidade de Pau dos Ferros/RN, Jarly Almeida sempre trilhou sua jornada na música. O apoio caloroso da família e amigos desempenhou um papel crucial em sua escolha de seguir a carreira de cantora. Aos 13 anos, ganhou seu primeiro violão de uma amiga, que a incentivou a começar a cantar e tocar.

Enquanto todos os artistas estão correndo para anteciparem suas músicas para conquistar o hit do carnaval, Jarly Almeida aposta no pós-evento para atrair o público carente de música boa. 

Jarly começou a fazer participações especiais em shows de grandes artistas e bandas locais. Aos 15 anos, teve a oportunidade de ingressar no mercado fonográfico por meio do apoio de um empresário de sua cidade, apresentando-se em diversos locais, tanto em sua cidade natal quanto em toda a região do Alto Oeste potiguar.

Com 18 anos, recebeu uma proposta para participar de um projeto maior, integrando a Banda Amor do Brasil e realizando shows em vários estados. Sua voz única e marcante conquistou a todos, e seus vídeos nas redes sociais ganharam grande repercussão, interpretando músicas marcantes, desde modões sertanejos antigos até os mais atuais.

Atualmente, com uma base de fãs em todo o Brasil, Jarly Almeida se orgulha da trajetória que percorreu. Aos 19 anos, deixou sua cidade natal para trilhar sua carreira na Banda Conde do Forró, alcançando grande sucesso com hits como "Quem Mandou me Deixar", "Acidente de Amor" e "Isso é Coração".

Em sua carreira solo, Jarly Almeida esteve presente na semana do município de Icapuí, comemorando os 39 anos da cidade litorânea, e agora embarca agora em um novo projeto empolgante onde além de lançar sucessos como "Não quero, mas vou", a artista nos contou em visita ao seu camarim que está preparando um novo álbum que será lançado após o Carnaval, prometendo encantar ainda mais seus fãs em todo o Brasil com 2 músicas autorais, regravações no forró romântico e muito mais. 

Aprenda receita de pão de cuscuz recheado com queijo.

Foto: Inter TV Costa Branca

A tradicional massa de cuscuz, tão versátil e comum no Nordeste, foi transformada em outro prato no Inter TV Rural deste domingo (21). Ela serve como base para um pão.

A receita econômica, simples e rápida de preparar, tem como resultado um pão fofinho e ideal para acompanhar um café da tarde.

Ingredientes

. 220g ou 2 xícaras de chá de flocão de milho

. 4 ovos

. 100 g de queijo coalho cortado em cubos grandes

. 120 g ou 4 colheres de sopa de requeijão cremoso

. 15 g ou 1 colher de sopa de fermento químico em pó

. Água para hidratar o flocão de milho

. Azeite ou manteiga para untar a assadeira

. Sal a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente grande, comece hidratando o flocão de milho. Deve ser colocado o flocão, um pouco de sal a gosto e na sequência, adicionada água. O cozinheiro pode hidratar um pouco mais do que a quantidade usada habitualmente para hidratar a massa de cuscuz, mas evitar excesso de umidade. Após umedecer a massa, cubra o recipiente e aguardar cerca de 10 minutos.

Após a hidratação, é possível dar continuidade ao preparo da massa. Nesse mesmo recipiente, além do flocão, são adicionados os ovos e é preciso homogeneizar os dois ingredientes. Na sequência, são misturados também o requeijão cremoso e, por último, o fermento químico em pó. Após incorporar o fermento, a massa estará pronta. Se for necessário, é possível corrigir o sal antes de começar a assar os pães.

Para assar os pães, pode ser usado qualquer recipiente que vá ao forno. No preparo da receita foram usados pequenos recipientes redondos com capacidade de 200 ml, mas é possível assar o pão em forma única.

Os recipientes foram untados com um fio de óleo ou manteiga e a massa foi adicionada até um pouco mais da metade dos recipientes. Depois, foi colocado o recheio de queijo, e ele foi coberto com o restante da massa. Com as medidas, foram preparados quatro recipientes, ou quatro pães.

Para assar, coloque os recipientes dentro de uma forma de alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 200º até que a superfície fique levemente dourada. Como a massa é amarela, não precisar esperar dourar muito, pois o tempo de forno para que isso aconteça pode acabar ressecando os pães. Os pães devem ficar no forno por aproximadamente 45 minutos.

Fonte g1/RN